1) Observe a
seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo:
Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido
forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do
século, problematiza a nossa realidade social e cultural.
BOSI,
Alfredo. "História concisa da literatura brasileira". São Paulo:
Cultrix, 1994. p. 306.
Atente
agora para o que se afirma a respeito de algumas obras e autores brasileiros e
assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO
contempla a síntese crítica de Alfredo Bosi:
a)
Um dos grandes temas de "Os Sertões" é a denúncia que Euclides da
Cunha faz sobre o crime que a nação brasileira cometeu contra si própria na
Guerra dos Canudos.
b)
Monteiro Lobato imortalizou o personagem Jeca Tatu, transformando-o no símbolo
do caipira subdesenvolvido que vive na indolência e pratica sempre a "lei
do menor esforço".
c)
Mário e Oswald de Andrade notabilizaram-se como os grandes líderes da revolução
de 22 e, portanto, do processo de ruptura em relação à tradição intelectual,
libertando a literatura brasileira da "calmaria" em que se
encontrava.
d)
Lima Barreto expressou sempre o inconformismo face às injustiças sociais e, na
obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma", construiu uma imagem
caricata do Brasil com todas as suas contradições.
2) "(...)
esta aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedor do que vê-la
desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos,
transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente
exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem
transfigura-se."
Assinale
a frase que, retirada de "Os sertões", sintetiza o trecho citado.
a)
"é o homem permanentemente fatigado"
b)
"o sertanejo é, antes de tudo, um forte"
c)
"a raça forte não destrói a fraca pelas armas, esmaga-a pela
civilização"
d)
"Reflete a preguiça invencível (...) em tudo"
3) Leia
atentamente os enunciados abaixo a respeito da produção literária brasileira
considerada pré-modernista.
1)
Trata-se de um período de transição, em que os escritores, apesar de ainda
guardarem traços das
estéticas
realista, naturalista ou parnasiana, expressam um viés crítico que será
explorado pelos modernistas.
2)
O nacionalismo pré-modernista identificava-se com o da primeira geração
romântica, em que autores como Gonçalves Dias e José de Alencar idealizavam as
origens e a constituição do povo brasileiro.
3)
Na poesia, Augusto dos Anjos foi uma das expressões mais relevantes,
representando uma poética de caráter mais objetivo e concreto, como será,
décadas após, a produção de João Cabral de Melo Neto.
Está(ão)
correta(s):
a)
1 e 2 apenas b) 3 apenas c) 1 apenas d) 1, 2 e 3
4) Leia o fragmento do conto “Negrinha”, de
Monteiro Lobato.
Negrinha era uma
pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços
e olhos assustados.
Nascera na
senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros
da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a
patroa não gostava de crianças.
...................................................................................................................
E tudo se esvaiu
em trevas.
Depois, vala
comum. A terra papou com indiferença aquela carnezinha de terceira – uma
miséria, trinta quilos mal pesados...
E de Negrinha
ficaram no mundo apenas duas impressões. Uma cômica, na memória das meninas
ricas.
– “Lembras-te
daquela bobinha da titia, que nunca vira boneca?”
Outra de
saudade, no nó dos dedos de dona Inácia.
– “Como era boa
para um cocre!...”
.......................................................................................................................
Considerando o
fragmento anterior, é correto afirmar:
a)
Em “Negrinha”, conto-título de livro de Monteiro Lobato, editado em 1920, o
autor apresenta, de forma crítica e mordaz, o tratamento cruel a que é
submetida a pequena escrava, maltratada até a morte.
b)
Para o pré-modernista Monteiro Lobato, a infância é um período a ser celebrado
pela alegria e vontade de viver, tema que anima o conto “Negrinha”.
c)
Como escritor romântico, Monteiro Lobato cria a personagem Negrinha como aquela
que dá alegrias a Dona Inácia, sua patroa, por estar sempre a seu lado.
d)
Negrinha é uma das personagens mais marcantes da literatura infantil de
Monteiro Lobato, o autor que inaugurou o gênero no Brasil.
5) Fragmento de Triste fim de Policarpo Quaresma
"Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos
vinte anos, o amor da Pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum,
palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. ( ... ) o que o
patriotismo o fez pensar, foi num conhecimento inteiro de Brasil. ( ... ) Não
se sabia bem onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande
do Sul, nem no Pará. Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo:
Quaresma era antes de tudo brasileiro."
BARRETO, Lima. "Triste fim de Policarpo
Quaresma". São Paulo: Scipione, 1997.
Este fragmento
de "Triste Fim de Policarpo Quaresma" ilustra uma das características
mais marcantes do Pré- Modernismo que é o:
a)
desejo de compreender a complexa realidade nacional.
b)
nacionalismo ufanista e exagerado, herdado do Romantismo.
c)
resgate de padrões estéticos e metafísicos do Simbolismo.
d)
nacionalismo utópico e exagerado, herdado do Parnasianismo.
6) A linguagem
de seus poemas é marcada por um vocabulário antipoético: escarro, verme,
morcego, etc. Seus temas preferidos são a ingratidão do ser humano, a
putrefação dos cadáveres. São dele os famosos versos: “a mão que afaga é a
mesma que apedreja”. Trata-se de
a)
Vicente de Carvalho.
b)
Luís Vaz de Camões.
c)
Augusto dos Anjos.
d)
Vinicius de Moraes.
7) (UFRGS-RS)
Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a
exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha.
Pode ela ser definida como
a) a necessidade de superar, em termos de um
programa definido, as estéticas românticas e realistas.
b)
pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que
julgavam por demais europeizadas.
c)
a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa
matéria.
d)
uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
Boa noite professora! Gostaria de ter acesso ao gabarito, será que é possível? Obrigado.
ResponderExcluir