segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

EXERCÍCIO DE REGÊNCIA COMENTADO

(FUVEST) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.
A arma ___ se feriu desapareceu.
Estas são as pessoas ___ lhe falei.
Aqui está a foto ___ me referi.
Encontrei um amigo de infância ___ nome não me lembrava.
Passamos por uma fazenda ___ se criam búfalos.

a) que, de que, à que, cujo, que.
b) com que, que, a que, cujo qual, onde.
c) com que, das quais, a que, de cujo, onde.
d) com a qual, de que, que, do qual, onde.
e) que, cujas, as quais, do cujo, na cuja.
 Comentário:
Nesse exercício, é preciso ficar atento à regência correta dos verbos e à antecedência da preposição ao pronome relativo, caso haja exigência. Analisando as frases, teríamos:
a) Alguém se feriu COM a arma.
b) Eu lhe falei DAS pessoas
c) Eu me referi À foto
d) Não me lembrava DO nome
e) Criam-se búfalos NA fazenda. (nesse caso, o “onde” dispensa a preposição “em”)
Dessa forma, o gabarito da questão é a alternativa “C”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário